segunda-feira, 27 de julho de 2009

Histórias de vendedores - parte 1

Este mês de julho completei 14 anos de experiência profissional em vendas. Nossa! Parece que foi ontem! E penso que meu início neste mundo altamente contagiante tenha sido como o de muitas outras pessoas.

Lembro-me muito bem que após ter passado no vestibular para Jornalismo, fui a São Leopoldo procurar apartamento para alugar. O projeto era dividir o apto com mais estudantes, e foi nesta procura que passei em frente a sede do Jornal Vale do Sinos. Na época eram ainda duas casas, na esquina da João Corrêa com a Primeiro de Março. Parei uns minutos em frente e fiquei observando, de repente saem pessoas rapidamente e embarcam numa Kombi. E havia um fotógrafo... me apaixonei! Que vida emocionante.... devia ser repórter, fotógrafo, saindo para uma cobertura jornalística. Sem sombras de dúvidas é aqui que vou trabalhar, pensei eu!

E na primeira semana de faculdade lá fui eu procurar vaga de estagiária. O Ésio, editor chefe, não falou, mas deve ter me achado muito corajosa. Eu com uma semana de curso querendo ser estagiária. Eles só contratavam estagiários a partir do sexto semestre. Mas me encaminhou para a Edméa. Esta sim, estava procurando pessoas para trabalhar na equipe dela. Na oportunidade eu não sabia bem para o que era, mas fui. Afinal meu projeto era ser jornalista, escrever, ser apresentadora de telejornais. (Não era o que eu mais gostava de brincar, quando criança na mesa gigante da cozinha lá de casa?) Eu me imaginava escrevendo e salvando o mundo. Salvando o mundo e escrevendo.
Entrevista realizada com a gerente, voltei para casa. Passarem-se pelo menos mais três meses. Eu já até havia desistido de morar em São Leopoldo. Estava pensando em ficar em Encantado mesmo. Não havia arranjado emprego, e minha família, fazia esforço conjunto para me bancar. Mãe, irmão, irmã. Não poderia viver sempre às custas deles.

E as imagens vêem na lembrança, como se fosse hoje, eu limpando um canteiro de flores, aqui em casa mesmo, vem correndo uma pessoa me falar (nós não tínhamos telefone em casa, nem celular) que estavam me chamando para trabalhar no jornal. Nooooosssa Senhora Padroeira dos Estudantes que Querem Trabalhar!!! Lá fui eu para São Léo trabalhar no jornal VS, não sei bem fazer o quê, nem em que departamento, mas eu iria trabalhar num jornal!

Estava eu e a Aline, que viria ser minha grande amiga, lá numa sala aguardando maiores informações. A estreia na carteira de trabalho, CPF, RG, título. E eu não me agüentava de tanta emoção. Eu era funcionária do Grupo Editorial Sinos. Que função eu iria desempenhar mesmo? Isso não importava muito, mas parece que teria que visitar empresas para oferecer espaços publicitários no jornal.


(continua)

quinta-feira, 23 de julho de 2009

O grande final

... e mais um curso chega ao fim. Hoje foi o grande final da quarta turma de Vendas & Marketing no Varejo da qual sou educadora. O sentimento é o mesmo, sempre: vontade de ficar mais um pouquinho. Fico me imaginando como uma mãe vendo seus filhos partirem. Nestes momentos percebo que sou possessiva e devo também sofrer da Síndrome do Ninho Vazio.
A importância deste evento não se dá apenas pelo tema, mas pelo esforço dispendido pelos alunos. Foram eles que venderam os ingressos, e hoje, apesar de toda pompa e circunstância, não valia pontos, nem presenças, mas ratificou e tornou evidente os comprometidos com a proposta de trabalho. Deixou claro os focados no resultado.
O mercado está procurando bons profissionais? O mercado busca vendedores? Jamais desmereceria os demais, pois a turma de um modo geral é muito boa, mas me sinto na obrigação de destacar esta turma: Aline, Isadora, Augusto, Fábio e Cátia!
PARABÉNS!!!!! VOCÊS FIZERAM A GRANDE DIFERENÇA!
PARABÉNS PELO COMPROMETIMENTO! PARABÉNS PELA VONTADE COLOCADA À PROVA!
Aos empresários devo dizer que aí estão nomes de profissionais que todos querem!
E às empresas que já os têm em suas equipes, Parabéns! Eles realmente são especiais!
Deixo aqui o meu eterno agradecimento pelo muito que aprendi, pela reciclagem que me faz crescer. No processo sou apenas uma facilitadora.
Até .. nos reencontraremos em breve na estrada do sucesso!