quarta-feira, 19 de maio de 2010

Felicidade...

Fui pega de surpresa!
Encontrei-a hoje pela manhã
Num raio de sol lutando para surgir por entre as nuvens carregadas...
Ontem, ela estava no sorriso da minha filha,
Domingo, no prazer de compartilhar o cinema com amiga de longa data.

Tempo perdido é tarefa de buscá-la em outras paragens
Pois anda tão perto, tão junto
Provavelmente a rejeitamos em algum momento,
ou por vezes durante muito tempo.

Fácil, difícil
Próxima e distante
Nossa cegueira chama-se expectativa projetada
Responsabilizando o futuro pela possível possibilidade provável de ser.

Se, quando, quanto
São impedimentos de encontrá-la no presente
E já que todo tempo é tempo
Todo o acontecimento é para ser celebrado,
Não importando nem tamanho nem razão
Vamos desfrutá-la hoje, agora...














terça-feira, 4 de maio de 2010

Diferença entre grupo, equipe e time

A busca de uma realidade organizacional que tem como objetivo aumentar a produtividade, a competitividade e a eficiência, alterou os modelos de gestão baseados no desempenho individual para o trabalho em equipe. Construir times – ágeis, integrados e entrosados, de trabalho é a saída que as organizações encontraram para lidar com os desafios que surgem na luta por sobrevivência, crescimento e perpetuação das organizações.

Os estudos dos grupos e sua importância para o ambiente corporativo surgiram por volta dos anos 30 nos EUA, como um campo identificável de investigações e pesquisas. Isso ocorreu quando administradores e teóricos da organização começavam a acentuar a importância dos grupos e das relações humanas na administração.

Foram surgindo diversos conceitos, e dentre estes, podemos dizer que grupo é menos abrangente que o de equipe, que por sua vez, é mais restrito que o de time.

GRUPO: é o conjunto de pessoas que compartilham valores, crenças, visões semelhantes de mundo, possuem uma identidade e podem ser consideradas um todo. A visão de grupo é de natureza essencialmente relacional, de interação e alianças afetivas, que dão unidade e identidade ao conjunto de pessoas.

EQUIPE: é o conjunto de pessoas que buscam um objetivo comum, claro e explicitamente formulado. Cada uma usa de suas habilidades e se esforça no cumprimento de sua tarefa de acordo com o objetivo maior. Os componentes de uma equipe têm grande clareza de divisão de responsabilidades e das fronteiras de suas ações, bem como de suas atribuições. O foco da definição de equipe é a responsabilidade pelo cumprimento das atribuições que levarão à consecução dos objetivos comuns.

TIME: é o conjunto de pessoas com habilidade e potencialidades peculiares a serviço de um objetivo comum. Elas compartilham valores, buscam resultados comuns e contam com alto grau de comprometimento, o que as faz responsabilizar-se por mais do que a simples realização de suas tarefas e atribuições individuais.

Enquanto o grupo enfoca prioritariamente as ligações afetivas entre os componentes, a equipe volta-se principalmente para o resultado. Já o time reúne os aspectos emocionais presentes no conceito de grupo com a noção de responsabilidade pelo resultado presente no conceito de equipe.

A diferença entre equipe e time pode ser ilustrada pelo depoimento de um executivo ao referir-se ao desempenho de seu grupo de trabalho: “Todos nós somos muito bons no que fazemos e cada qual sabe e cumpre seu papel na busca de resultados; só temos um problema: somos péssimos nas fronteiras”. Por fronteira ele indica a região obscura do trabalho, com limites indefinidos ou pouco claros, que não compete a ninguém especificamente, mas sofre as interferências de todos, e sobre a qual qualquer um dos componentes pode agir, contribuindo para o resultado global. Usualmente, a fronteira representa o lado mais sutil da interface de trabalho, em que podem desenrolar-se as relações interpessoais mais delicadas. A habilidade de atuar produtivamente nessa região diferencia o grupo de um verdadeiro time.

Referência bibliográfica:

CASADO, Tânia. As pessoas na organização. São Paulo: Editora Gente, 2002.